Blog

Siga-nossas dicas!

Unsplashed background img 1
Os Astecas

OS Astecas são conhecidos por serem um povo amante das guerras. Eles habitaram a região que hoje é o México entre os séculos XIV e XVI. Inauguraram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área pantanosa, próxima do lago Texcoco.

Os astecas ficaram conhecidos pelo desenvolvimento de várias técnicas agrícolas. Eles construíam obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde alí plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc.

As sementes de cacau eram utilizadas como moedas por este povo.

A religião dos astecas era politeísta, pois eles cultuavam vários deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada através de desenhos e símbolos. Os astecas foram os responsáveis pelo desenvolvimento de muitos conceitos matemáticos e de astronomia.

Na arquitetura, os astecas construíram pirâmides empregadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Esses cultos e rituais de sacrifício eram feitos e datas determinadas, sempre homenageando os deuses.

A sociedade era dividida em camadas e comandada por um imperador, chefe do exército. Tinha a nobreza formada por sacerdotes e chefes militares; e os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos que compunham grande parte da população. Estes eram obrigados a realizar alguns serviços para o imperador, quando eles o convocava para a construção de canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, etc.

O império começou a finalizar em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e levaram grandes quantias de ouro desta civilização, escravizando ainda os astecas,e os obrigando a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

Compartilhe: